Quebrando o Silêncio

Quebrando o Silêncio 2025 alerta para os perigos da violência digital

A campanha Quebrando o Silêncio, promovida anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em vários países da América do Sul, chega em 2025 com um tema que reflete um dos maiores desafios da atualidade: a violência digital.
Foto: Cartaz Quebrando o Silêncio

Com o avanço da tecnologia e a popularização das redes sociais, cresceram também os casos de cyberbullying, assédio virtual, perseguição online, vazamento de imagens íntimas, difusão de fake news e golpes digitais. Segundo especialistas em segurança da informação, esse tipo de violência pode causar danos emocionais profundos, afetar relacionamentos e até levar vítimas a quadros graves de depressão e ansiedade.

A iniciativa, que acontece todo mês de agosto, mobiliza igrejas, escolas, profissionais de saúde e voluntários em ações de conscientização. A proposta é informar, prevenir e acolher vítimas da violência digital, oferecendo orientações práticas de proteção no ambiente virtual e canais de apoio.

“Muitas vezes, a violência digital é invisível para quem está de fora, mas devastadora para quem sofre. O Quebrando o Silêncio vem para dar voz às vítimas e chamar a sociedade à responsabilidade”, destacou a coordenação da campanha.

Além de palestras, debates e distribuição de materiais educativos, a campanha também estará presente nas redes sociais, com conteúdos que abordam segurança online, respeito no ambiente digital e caminhos para denunciar abusos.

O slogan de 2025 reforça a importância da participação de todos:

“Contra a violência digital, sua voz importa.”

As ações acontecem esse sábado (23) e a expectativa é que milhares de pessoas sejam alcançadas em escolas, praças e espaços comunitários em todo o Brasil e demais países da América do Sul, promovendo não apenas conscientização, mas também esperança para quem enfrenta os impactos da violência digital.