
A alegria em servir e a emoção em compartilhar experiências são reflexos de uma vida dedicada à missão. Aos 59 anos, Rener de Melo Gonçalves Leite carrega a experiência de 26 anos de serviço como ancião na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Sua jornada, repleta de desafios e alegrias, personifica o papel fundamental desses líderes nas igrejas locais.
Um ancião ou uma anciã atua como auxiliar do pastor distrital, acompanhando as necessidades da igreja local, aconselhando e evangelizando. Ao refletir sobre sua trajetória, Leite destaca uma experiência marcante: uma pessoa que estudava a Bíblia há muito tempo, mas ainda não havia decidido pelo batismo. “Um dia, na saída da igreja, essa pessoa me chamou e comunicou que havia tomado a decisão pelo batismo, convidando-me para entrar no tanque batismal junto”, relembra Leite. “Foi muito emocionante”, conclui.
A história de Rener e de outros 1.800 anciãos se entrelaça no Concílio de Ancionato, evento realizado nos dias 30 e 31 de agosto no Colégio Adventista do Espírito Santo (CAES). O encontro, voltado para diferentes regiões do território da Associação Espírito Santense, reforçou a importância do papel da liderança e a missão de guiar as novas gerações.





“Os encontros de anciãos ajudam a fortalecer a comunidade da igreja, promovendo a unidade e a cooperação entre os membros”, afirma Rener. Para ele, esses momentos de troca de experiências são essenciais para o crescimento espiritual de todos. “Podemos nos inspirar nas experiências compartilhadas, que nos ajudam a guiar os membros de nossa igreja”, acrescenta.
Em um momento de oração, o Pastor Alacy Barbosa, líder do Ministério da Família para oito países da América do Sul, enfatizou que os ministérios precisam iniciar dentro dos lares. Correlacionando com os exercícios regidos pelo pastor, Rener compartilha o segredo do sucesso: “Priorizar o tempo com Deus e ter diálogo constante com a família”.





As novas gerações
O desafio de engajar os mais jovens em um mundo de constante mudança é uma preocupação global. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de 15 a 29 anos, que engloba a maior parte da juventude, representa cerca de 23% da população brasileira, e tem um papel fundamental na sociedade, refletindo em diversos aspectos socioeconômicos, culturais e de participação política.
Para o Pastor Jolivê Chaves, líder do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (SALT) na Faculdade Adventista da Bahia (UNIANE), a preparação espiritual é fundamental para alcançar as novas gerações. “Se nós formos homens e mulheres espirituais, seres do Espírito, Deus vai poder nos usar e nos preparar para a chuva serôdia”, enfatizou, referindo-se a uma promessa bíblica de derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja.
O presidente da Associação Espírito Santense, pastor Gustavo de Sá, enfatiza a importância em trabalhar com as novas gerações. “Precisamos envolvê-los, orarmos para que permaneçam firme e, é claro, nos substituam em nossas funções”, ressaltou.



