longevidade

Aos 103 anos adventista compartilha os segredos da longevidade

aniversário de 103 anos de Sebastião Dutra de Miranda
Igreja celebra aniversário de 103 anos de Sebastião Dutra de Miranda. Foto: Arquivos APlaC

No sábado, 23 de agosto, a Igreja Adventista do Sétimo Dia do Gama Leste (DF) comemorou o aniversário de 103 anos de Sebastião Dutra de Miranda. Nascido em São Nicolau (RS) em 1923, pai de seis filhos e dono de uma personalidade carismática, o irmão Sebastião contagia a todos com sua alegria e espontaneidade.

Para celebrar a data, os membros da igreja organizaram um almoço, no estilo “junta panelas” promovendo um momento de gratidão e comunhão com a comunidade de fé. Durante a confraternização, ao ser questionado quanto ao seu nome completo, ele respondeu com um sorriso no rosto e uma suave gargalhada: “Meu nome é Lagarto Pula Bem Arto”. Sua filha, sorrindo ao lado, retrucou: “É sério, pai, já começa brincando!?”

Adventista com 103 anos
Almoço coletivo para celebrar aniversário de 103 anos de Sebastião. Foto: Arquivos APlaC

Apesar de constar 103 anos no registro civil, a família conta que Sebastião foi registrado aproximadamente dois anos depois no nascimento. Assim, é possível que ele tenha, na realidade, cerca de 105 anos – algo comum em regiões mais distantes dos cartórios, anos atrás.

Refletindo sobre a sua trajetória, Sebastião afirmou: “Eu sei que tive muita sorte em chegar a essa idade, pois é muito difícil as pessoas chegarem aonde eu cheguei”. O segredo, segundo ele, foi viver uma vida pautada na empatia: “considerando a todos como meus irmãos, tratando todo mundo com bondade e carinho. Sempre gostei de música, poesia e prosa, também apreciava cantar e tocar para alegrar as pessoas”.

A respeito de sua lucidez e vitalidade, Sebastião declarou: “O importante é cuidar da saúde e eu sempre procurei me cuidar, se a gente não se cuida, ninguém vai cuidar da gente”, e conclui: “Nesse sentido, a religião, a fé e a igreja são muito importantes, também”. Disse ele, destacando a importância de seguir as orientações bíblicas e as recomendações de saúde da igreja.

Sobre o aprendizado que acumulou e formas de compartilhá-lo ele declarou: “Ao longo da minha vida dei muitos conselhos, mas se pudesse resumir escolheria uma palavra: bondade. Vivam a bondade”, enfatizou Sebastião.

Legado de fé e alegria

103 anos Sebastião
Sebastião Dutra de Miranda, 103 anos. Foto Arquivos: APlaC

Sebastião frequentou a igreja por alguns anos, antes de ser batizado em 2019, . Hoje é um membro frequente e muito querido. Sua presença, inspira e motiva a irmandade.

Eva Edi da Silva Miranda, filha caçula que o acompanha regularmente à igreja, fala sobre os desafios e do privilégio de poder ter o pai ainda vivo. “Eu tenho que cuidar dele como se fosse meu filho, apesar de ele ter certa autonomia, pois, ainda que ande sozinho, coma sozinho e esteja lúcido, demanda cuidado e atenção permanente.” Ela destaca a característica de seu pai que mais admira: “É sua alegria e amor ao próximo, seu prazer sempre foi ajudar o próximo”, afirmou Eva.

Gabriel da Silva Leite, tesoureiro da igreja, considera uma grande alegria e bênção ter o irmão Sebastião como um membro da igreja e poder celebrar seu aniversário: “Ele gosta muito de contar histórias e fazer graça, é muito animado e nos alegra muito”.

Nivonaldo de Oliveira Vilela, um dos anciãos da igreja, declarou: “Como nossa igreja tem o costume de fazer celebrações, almoços, nada melhor do que escolher esse encontro para homenagear o irmão Sebastião, ele é nosso ‘xodó’. Esse momento é a expressão de nossa gratidão a Deus pela vida e presença do irmão Sebastião, conosco”.

Carmem Lúcia da Silva Rodrigues, chefe das diaconisas afirmou que “Poder participar da festa do irmão Sebastião, é um privilégio, não é todo dia que se encontra alguém que chega aos 103 anos, e vê-lo, a cada sábado, participando da escola sabatina e do culto é uma inspiração para gente”.

O pastor distrital Fernando Lopes de Melo destacou o impacto positivo da vida do Sebastião para a igreja: “Existem pessoas que passam por esta vida e deixam um legado, posso contabilizar entre elas o irmão Sebastião. Um legado de positividade, esperança e fé. A qualquer momento, em qualquer lugar, em qualquer circunstância, você vai encontrar a mesma atitude nele. Talvez seja esta disposição de mente, espírito otimista e alegria irradiante que tenham feito ele chegar até aqui, dessa forma.”

Últimas Notícias