
Rogério Martinelli, de 60 anos, e sua filha Isadora Viana Martinelli, de 21, que utiliza cadeira de rodas, encararam juntos os 10 km da 8ª edição da Corrida do Soldado. A prova aconteceu em Vitória (ES) e reuniu mais de 3 mil participantes.
A presença dos dois chama atenção não apenas pela determinação, mas também pela trajetória. Isadora nasceu com Agenesia do Corpo Caloso (ACC), uma condição rara que compromete o desenvolvimento motor e a coordenação. Com um ano de idade, os pais ouviram de um médico que deveriam “desistir” da filha. Rogério, no entanto, não aceitou essa sentença.


Hoje, pai e filha colecionam conquistas. Desde 2023, já participaram de 13 provas, alcançando seis vezes o 1º lugar, quatro vezes o 2º e três vezes o 3º lugar na categoria PCD feminino. As provas também se tornaram espaço para que Rogério e Isadora mostrem outra paixão em comum: o Clube de Desbravadores, um programa mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia que promove atividades físicas, espirituais e sociais para crianças e adolescentes. Pai e filha chamam atenção por correrem com o uniforme do clube, sempre presente nas corridas.
“Cada conquista é uma vitória. A alegria dela no pódio compensa qualquer esforço. Muitos pais desistem dos filhos na primeira dificuldade. Às vezes precisamos empurrar nossos filhos até a vitória, seja contra os vícios, seja contra os maus caminhos”, afirma Martinelli.

Na corrida que aconteceu no dia 24 de agosto, a dupla alcançou o 3º lugar em sua 14ª prova, com percurso concluído em 54 minutos de competição. Em questão de tempo, a família completa ganhará as ruas nesse ato de unidade e superação. Lavínia, filha mais nova já está se preparando para correr junto dos pais e da irmã.

De acordo com a Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (ABRACEO), as provas de rua cresceram 29% em 2024, em comparação a 2023, consolidando-se como espaço de inclusão e superação, valores que a dupla representa bem.