primeiros socorros

Criança de 12 anos salva avó com manobra de primeiros socorros

Desbravadora salva avó com técnica de primeiros socorros (Foto: arquivo pessoal)
Desbravadora e sua avó que foi salva com técnica de primeiros socorros (Foto: arquivo pessoal)

A atitude rápida e corajosa de Alice Santana Vieira, de apenas 12 anos, salvou a vida de sua avó de 75 anos em Belo Horizonte (MG). Graças ao conhecimento adquirido no Clube de Desbravadores Leão de Judá, a menina conseguiu aplicar corretamente a Manobra de Heimlich, um movimento de primeiros socorros.

O episódio aconteceu no fim de 2024, dentro da própria casa da família. Enquanto almoçava sozinha em seu quarto, a idosa se engasgou e começou a passar mal. Alice, que havia acabado de passar pelo local, percebeu a situação e imediatamente se lembrou do que havia aprendido no clube, em uma atividade de Primeiros Socorros, concluída por ela aos 10 anos de idade. A desbravadora aplicou a técnica correta e conseguiu desobstruir as vias aéreas da avó. Para a mãe da garota, “foi esse conhecimento que fez toda a diferença”, afirmou.

Ainda emocionada com o que viveu, Alice relembra cada detalhe do momento. “Na hora, eu fiquei preocupada e senti que precisava fazer algo para ajudar minha avó. Quando eu consegui ajudar ela, eu fiquei aliviada, muito feliz e agradecida a Deus por conseguir aplicar a manobra”, relatou.

A atitude de Alice ganha ainda mais destaque neste período em que os Desbravadores celebram a Semana do Lenço, uma mobilização que antecede os 75 anos da criação do movimento no mundo. A campanha tem como objetivo tornar o clube mais conhecido pela sociedade, mostrando, por meio de histórias reais como a de Alice, que as atividades desenvolvidas vão muito além do lazer, como explica o pastor Leonardo Raimundo, líder de Desbravadores e Aventureiros para a Igreja Adventista no Sudeste. “No clube de Desbravadores nós formamos juvenis para salvar vidas, a fazer o bem ao próximo, ser útil para a sociedade. Por isso, o lenço amarelo que carregamos no pescoço não é apenas um acessório ou um enfeite. Ele representa um estilo de vida, um compromisso com Deus e com o próximo”, pontua.

O Clube de Desbravadores promove atividades que visam o desenvolvimento físico, mental e espiritual de crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos (Foto: arquivo pessoal)
O Clube de Desbravadores promove atividades que visam o desenvolvimento físico, mental e espiritual de crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos (Foto: arquivo pessoal)

Como fazer a Manobra de Heimlich

Não são apenas pessoas mais velhas ou crianças pequenas que correm o risco de engasgar. Qualquer um pode enfrentar esse tipo de emergência e o conhecimento da técnica certa pode evitar uma tragédia. A Manobra de Heimlich é eficaz, capaz de salvar vidas quando aplicada corretamente. Confira o passo a passo:

1- Coloque-se atrás da pessoa engasgada.

2 – Envolva a cintura dela com os braços.

3 – Feche uma das mãos em punho e posicione-a logo acima do umbigo (“boca do estômago”) e segure o punho com a outra mão.

4 – Pressione com força e rapidez para dentro e para cima, repetindo até que o objeto seja expelido.

Em bebês (menores de 1 ano):

1 – Coloque o bebê de bruços sobre o antebraço, mantendo a cabeça levemente inclinada para baixo e a boca do bebê aberta.

2 – Dê até 5 tapas firmes nas costas, entre as escápulas.

3 – Se o objeto não sair, vire o bebê de barriga para cima.

4 – Com dois dedos, faça até 5 compressões rápidas no centro do peito, logo abaixo da linha dos mamilos.

5 – Repita o processo até que as vias aéreas sejam liberadas ou até a chegada de ajuda profissional.

Em ambos os casos, caso haja alguma complicação, acione a emergência, ligando para 192 ou 193.

Últimas Notícias