
A Lagoa da Pampulha foi tomada por um mar de cores, sorrisos e emoção na manhã deste domingo (5), durante a 5ª edição do Superação projeto da Igreja Adventista do Sétimo Dia, na região Sudeste Brasileira, que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer, em alusão ao Outubro Rosa.
O evento reuniu cerca de 300 pessoas que caminharam, correram e pedalaram percursos de 3, 5 e 10 quilômetros, num movimento que uniu saúde, solidariedade e propósito.

Neste ano, a campanha ganhou um reforço especial: a Educação Adventista se uniu à causa com o Super Cão, iniciativa que levou alunos e suas famílias a participarem da caminhada acompanhados de seus pets. Os animais receberam bandanas personalizadas, amostras de ração e atendimento veterinário, tornando o evento ainda mais inclusivo e divertido.

Além disso, a parceria com a ONG Fios de Luz mais uma vez inspirou gestos de amor e empatia, com a doação de cabelos para confecção de perucas destinadas a mulheres em tratamento contra o câncer.
Entre as histórias que emocionaram o público está a de Ana Cristina e da pequena Alice, de 9 anos, que pela segunda vez doou os cabelos e incentivou a mãe a fazer o mesmo.
“A Alice me ensinou que pequenos gestos podem mudar a vida de alguém. Ver o sorriso dela ao cortar o cabelo é um lembrete de que a solidariedade também se aprende em casa”, contou Ana emocionada.

Outra presença marcante foi a de Naira Nascimento e seu filho Matheus, de 12 anos, que está na fase final do tratamento contra a leucemia. Os dois participaram da caminhada e celebraram a importância de falar sobre diagnóstico precoce e superação.
“A gente aprendeu que descobrir cedo faz toda a diferença. Participar de um evento como esse é um jeito de agradecer e incentivar outras famílias a não desistirem”, disse Naira.

A organizadora do evento em Belo Horizonte, Laíssa Acencio, destacou a importância das parcerias e da adesão do público nesta edição. “Estamos muito felizes com o resultado, tivemos quase 300 inscritos e muitos curiosos que passaram pelo local e foram convidados a para participar conosco. Dedicamos espaços a crianças e pets, assim alcançamos a família toda”, destaca Laíssa.

Com cada passo, sorriso e história compartilhada, o Superação 2025 mostrou que o amor ao próximo e a solidariedade são forças capazes de curar, inspirar e transformar.